Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Xamanismo Feminino... Ser flor

Antes de qualquer coisa, me sinto honrado de escrever aqui. Obrigado por me proporcionar mais esta dádiva, Kadria e Yavanna. Vocês são Mágikas!
Apresentando-me, eu sou Aldebaran, e sou Xamã de linhagem Kaiowá, (só que nunca morei na tribo, sou um Xamã urbano, não confunda.. hehe ) e sou grande amigo dessa moça que escreve aqui. Atendendo a um pedido dela, vamos conversar sobre o Xamanismo feminino.

Tenho visto pessoas causarem uma divisão que não existe, dentro de certas correntes religiosas, como por exemplo, falar em Wicca Masculina, Igreja Evangélica para gays, e, especificamente sobre nossa conversa, Xamanismo Feminino. Porém devo dizer que este termo é pleonasmo. O Xamanismo nunca foi um privilégio exclusivo dos homens, muito pelo contrário, o Xamanismo é uma raiz cultural, filosófica, política e religiosa que nasceu das mulheres, e não se trata de uma pratica individual, pelo contrário, a força se encontrava no coletivo. Não é difícil encontrar nos fósseis e
pinturas rupestres do período paleolítico imagens de animais sem cabeça, mulheres grávidas dançando com animais, mulheres mascaradas, ou com cabeças de animais, portando fetiches, mexendo panelas e utilizando um calendário menstrual. Sempre aparecendo em grupo, porém lideradas geralmente por uma, a anciã. A AVÓ. Muitos ainda eram os mistérios sobre o nascimento, a menstruação e o poder do sangue feminino.
O sangue menstrual é sagrado. É uma oferenda que a Terra pede como sacrifício, sem lhe tirar a vida. As mãos femininas contém um poder que lhes é tão natural e instintivo quanto respirar. quando manipulam remédios naturais, atingem um ponto tão alto de concentração que atrai as energias do etéreo, conferindo poder mágico ao medicamento. O sangue menstrual é excelente adubo, já provado de sua eficácia. Porém, as plantas adubadas com sangue menstrual adquirem energia pessoal e eram usadas em ritos de passagem e comemorações pagãs. O ocre/vermelho era a cor com a qual se pintavam todos os elementos de real importância para uma Xamã. O ciclo feminino é tão importante para o corpo da mulher e o equilíbrio das energias a sua volta quanto a água o é para a Terra.
As Payés têm um papel importante dentro de algumas culturas e algumas tribos. Entre os Soras, por exemplo, os Xamãs são mulheres. A menina é levada ao mundo dos mortos pelo seu guia espiritual, que a protege e acalma durante a assustadora viagem, e com o tempo, os sonhos se tornam menos perturbadores. Algumas tribos da Amazônia dizem que quando você é chamado a ser Xamã, e aprende a realizar partos, usar as ervas para medicina, e conversa com os espíritos, você deixa de ser humano e se torna pulasu que significa espírito. Na Ilha de Marajó, a pajelança das parteiras e benzedeiras ainda é pratica comum. As Xamãs de linhagem católica evocam os santos, queimam ervas, benzem, rezam, realizam partos e até pequenas cirurgias espirituais. É assim também em parte do nordeste brasileiro. Os Wayapi dizem que os Xamãs e as árvores são Payè que também significa “que tem espírito sagrado”.
As mulheres têm maior facilidade em atingir pontos de equilíbrio, opostos complementares, e esta dualidade é exatamente um dos fundamentos Xamânicos e ancestrais mais importantes. Dentro de todo Yang tem um pouquinho de Yin, dentro de todo Yin tem um pouquinho de Yang.  A Ayahuasca, por exemplo, reúne em si o poder do Masculino, no cipó, e do feminino, nas folhas. O Sol se retira do céu todos os dias para deixar a lua reinar a noite. O Xamanismo é para o homem, a prática do masculino e a reverência ao feminino. Não nos esqueçamos que uma das entidades mais importantes para um Xamã é a Mulher Búfalo Branco, nossa Senhora.
“Todas as coisas vem da flor. A abelha, faz o mel da flor. Toda flor tem que dar uma semente qualquer, não é? Só a mulher é que não pode ser uma flor? Vem o fruto, não é da flor? Então eu considero que a mulher é uma flor. Eu examino tudo, pra depois, quando for conversar, ter realidade. Porque a voz do deserto falou para mim que toda mulher ia ser liberta, porque nunca tiveram liberdade e toda a vida foram sujeitas ao homem, mas que de agora pra frente elas iam ser libertas. E dai, rapaz, foi se vendo diretamente as coisas como estão! A posição das mulheres era muito baixa! Muito embaixo da ordem, desde a casa dos pais. Casada estava pior. Muito mais! E além de tudo, presa aos filhos!”
“Não é a história que eu estou contando que tudo no mundo é flor? Então a mulher não pode ser uma flor? O fruto também não vem dela? Da mesma flor? Agora, quem não conhece, vai conhecer!”
"Meus irmãos, outra coisa, que eu tenho para avisar a todos. Todo irmão, seja casado, seja solteiro, se volte às suas mamãezinhas. Todo aquele que não voltar à sua mamãezinha e pedir o seu perdão, não vai ter vida. Porque o homem cresceu tanto, chegou a um ponto de conhecimento que abafou a pobre da mulher, deixou ela como uma escrava, como uma escrava daquelas. E o seu valor foi tirado totalmente. Mas agora quem está dando o valor delas é Deus. Deus dá o valor de todas as senhoras, para que o homem volte a reconhecer o que o seu próprio Filho conheceu, na minha Virgem Soberana Mãe, minha e todos nós.”
“Quem tiver a sua mulher, tenha consciência de que Ela é uma Deusa. Porque a tua mulher também pode ter a consciência de que você é um Deus. Se ela é uma Virgem Soberana Mãe, é apenas uma semelhança. Ela não é uma estátua, não. É uma semelhança, da flor, da Terra, da Deusa, para provar. Aquela que quer viver do mundo torna-se do mundo." [Padrinho Sebastião Mota  - Xamã]

Aloha!




2 comentários:

  1. Muito obrigada Aldebaran, pela sua significativa contribuição para nosso singelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a você, Yavanna, e a Kadria pela honra!
    Obrigado por manter este blog!

    Aloha!

    ResponderExcluir