Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Sobre a pirâmide

As vezes quando paro pra ficar “flutuando” pelos canais da tv, eu vejo falar tanto de alimentação saudável,  porém pode-se ver que não há  nenhuma valorização em relação à uma boa alimentação e muito menos valorização dos profissionais da nutrição. (rs)
Mas falaremos sobre o guia alimentar mais conhecido. A pirâmide alimentar, acredito que a grande maioria já tenha se deparado com esse instrumento Pop ( Sim a pirâmide alimentar é um instrumento de trabalho).
Então explicaremos a pirâmide por bases, lembrando que a pirâmide alimentar é um tanto diferente das outras pirâmides onde os mais “importantes” ficam no topo, sendo que o topo da pirâmide alimentar fica os mais “perigosos”.
A pirâmide alimentar separa os alimentos na seguinte ordem: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Devemos consumir em maior quantidade os energéticos, em seguida os reguladores, construtores e por último o grupo das gorduras e açucares, sendo esse de consumo limitadíssimo.
Pode-se observar na base da pirâmide os alimentos ricos em carboidratos, pães, massas e etc. Eles fornecem energia para o funcionamento do organismo e para as atividades diárias.
 No segundo andar da pirâmide nós temos as frutas e verduras que são reguladores e fonte de vitaminas, fibras e minerais, eles vão fortalecer o sistema imunológico, regulam a digestão, circulação sanguínea e o bom funcionamento do intestino.
Subindo mais um andar nós temos os alimentos de origem animal (carne, ovo, leite, iogurte) eles são conhecidos como alimentos construtores, sendo fontes de Proteína. Alimentos construtores tem a função de construir, fabricar mais matéria viva para o organismo.
No topo da pirâmide encontram-se as gorduras e açúcares, que de forma restrita também são importantes para o funcionamento do organismo, sendo necessário para a formação de hormônios e também para a diminuição do colesterol no caso dos ômegas, lembrando que é necessário evitar gorduras saturas e trans.
O número de porção de cada grupo depende da quantidade de energia que o individuo necessita.
Ressaltando a importância de uma boa ingestão hídrica, a água mantem o funcionamento do organismo como um todo, mantendo a integridade. É recomendável a ingestão de no mínimo 8 copos de água ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário