Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Os Sete Pecados Capitais

Também conhecidos como "Egos" os famosos Sete Pecados Capitais estão muito mais que presentes em nosso cotidiano. Quem nunca se deparou diante de um ou de vários deles? Seja em você mesmo ou em outra pessoa, esses egos estão sempre se manifestando. Muitas pessoas tem o habito de dizer coisas do tipo "eu sou assim, é meu jeito" mas será que não podemos mudar essas coisas, esses defeitos que os egos nos proporcionam quando inflamados? Sempre podemos mudar, basta querer!

O primeiro passo é identificar cada um desses egos, admitir que eles dominam você em determinadas situações. Mas como saber o que é ego e o que não é? Bom primeiramente quando um deles se manifesta ficamos totalmente irracionais, fazemos e falamos coisas meio que instintivamente e depois quando voltamos a si nos arrependemos do que fizemos ou do que falamos. Geralmente acabamos magoando pessoas, ou decepcionando a nós mesmos, por isso eu acho importante que saibamos identificar e trabalhar cada um desses egos. 
Depois de devidamente identificados, devemos observar o que nos leva ter esse ego inflamado. Ocorreu uma situação que você percebeu que perdeu o controle, foi um ego seu. Passou a situação, voltou seu estado normal, volte em sua mente, repasse tudo que aconteceu, o que levou você a tomar aquela atitude, quais as ações, atitudes ou situações que despertaram esse ego em você. E comece a trabalhar isso, o seu auto controle. Auto controle é a palavra chave aqui. Respirar fundo, contar até dez se for preciso e pensar, RACIOCINAR antes de fazer ou falar qualquer coisa. Exercitar a paciência é uma arte. Manter o equilíbrio em situações de tensão e tentações é primordial para que se tenha paz interior. 
Fica aqui uma dica de quem já vem há algum tempo trabalhando esses egos, não é fácil, mas o trabalho dá resultados e você se sente muito melhor com sua consciência, porém sabemos que o conceito de certo e errado é subjetivo e a lista de pecados capitais não passe de uma babaquice. Mas independentemente do ponto de vista, trabalhar o que incomoda, exercitar a paciência, o raciocínio e o equilíbrio mental acredito que independente de credo seja fundamental para paz interior.
Segue abaixo os tais "Pecados Capitais" e uma breve descrição de cada um:
A IRA : Tem como sinônimos a raiva, a cólera, agressividade exagerada. 
A GULA: No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber,na sua simbologia maior significa voracidade.
A INVEJA: É o desgosto ou pesar pelos bens do outro, a dificuldade de admirar o outro, o sentimento de injustiça .
O ORGULHO: É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que "Eu sou melhor que os outros" por algum motivo.
A AVAREZA : Define-se como estar excessivamente apegado a alguma coisa levando a um grande medo de faltar, uma percepção de escassez.
A PREGUIÇA: É definida como aversão ao trabalho, negligência. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. 
A LUXÚRIA: É definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso, tendo também conotações sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário