Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Maturidade

Grande parcela das pessoas tem uma ideia ilusória do que é maturidade. Acredita-se em grande parte que maturidade se adquiri com a idade, com o passar do tempo ao longo das experiências da vida. Eu descordo desse pensamento.
Para mim a maturidade não vem com o tempo e sim com as adversidades e capacidade de percepção, sensibilidade e vontade de se entender e entender o mundo que cada pessoa tem. Existem pessoas já idosas que ainda tem comportamentos e atitudes de crianças, agem e falam as coisas sem pensar, agem por impulsos, se desesperam diante de situações que já deveriam ter superado a muito tempo.
Mas também há o oposto, de pessoas de pouca idade, mas que já possuem uma grande percepção e sensibilidade em relação a vida, que foram conquistadas através de suas experiências, de sua observação, da observação das experiências dos outros. Ser "maduro" é saber se posicionar diante as dificuldades que a vida nos impõe. Saber parar, analisar, refletir e dai sim ir para a ação. Saber aceitar, entender e aprender com cada coisa que nos é dada. Agir sempre para o seu próprio bem, mas sem que isso prejudique o próximo. É admitir sua fraquezas e trabalhar para que sejam superadas. É ser na totalidade, e se amar da forma que é e não ter vergonha disso, da família que tem ou do lugar que mora. É ver as coisas boas da vida, as pequenas e simples coisas que por muitas vezes são esquecidas pela simples frustração das coisas que não temos. É dar valor no hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário