Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Respeito os Ciclos!

A busca desenfreada pela eterna juventude está cada vez mais presente em nossos dias. A busca pela "perfeição" física, pela beleza, e a tentativa quase sempre frustrada de ser sempre jovial.
Mas será que envelhecer é algo realmente tão ruim assim? Coisas velhas podem até não ter muita serventia, mas e pessoas? Depois de velhas também perdem seu valor?
Acredito que o tempo melhora as pessoas, agrega valor e conhecimentos que livro nenhum, escola nenhuma podem ensinar.

Envelhecer faz parte do ciclo natural da vida, e negar a velhice é negar a própria vida. A vida é feita de fases, que devem ser respeitadas e vividas em sua plenitude, para que possam ser aproveitas ao máximo. Não devemos pular nem evitar nenhuma delas, pois fazendo isso estamos perdendo parte preciosa de nossa experiência que jamais poderá ser recuperada.
Porque ao invés de tentar permanecer sempre jovem, de forçar atitudes e características que muitas vezes nem são nossas, deixar apenas a vida fluir e aproveitar o que ela tem a nos oferecer?
Devemos ver os mais velhos com respeito, e tentar absorver o máximo de experiência que eles tem para nos oferecer. Pessoas velhas são carentes porque se sentem muitas vezes inúteis, porque a sociedade as faz sentir assim. O que não é  verdade.
Aceitar o tempo, a velhice  é aceitar a vida e seus ciclos naturais. Nada é para sempre, nem mesmo a juventude. Me refiro claro a juventude física, pois uma alma jovem, essa sim pode ser eterna, livre de conceitos ou tabus que a sociedade incorpora em nossas mentes como sendo reais.
Pessoas inteligentes sabem lidar com ciclos, enquanto as demais lutam eternamente uma batalha perdida contra eles. Pense nisso!

2 comentários: