Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Onde está sua inteligência?

Você se acha burro? Se considera um ser com pouca inteligência e acha que todos que são "inteligentes" tem sorte de serem assim?
Aí que você se engana, meu caro. Existem sim, pessoas que tem uma certa facilidade para aprender a mais que as outras, mas isso não faz de ninguém inteligente ou burro. O cérebro é  um órgão que assim como os músculos do corpo deve ser estimulado, deve ser exercitado. Se você não utiliza ele atrofia.

O maior mal que existe na vida das pessoas não é a burrice e sim a preguiça! A preguiça de pensar, de  "usar a cabeça", pois muitas vezes pensar é algo desgastante, o conhecimento em muitos casos é algo que dói, sim ele dói! Aprender é uma tarefa não das mais fáceis, mas com toda a certeza é uma das mais gratificantes do mundo. A sede pelo conhecimento deveria ser algo inato de todos os seres humanos, algo genuíno de todos e  não apenas de alguns como se faz nos dias de hoje.

Talvez a culpa desse desinteresse pelo conhecimento, por aprender, por "usar a cabeça" seja uma questão cultural, creio que  a principal causa seja essa, mas não podemos deixar que isso nos limite. Devemos buscar por conta própria o conhecimento,  devemos exercitar nossos cérebros para que nossa inteligência se mostre presente em nossas vidas.

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Infelizmente muitas pessoas mal sabem o que é ser inteligente. Associam tal idéia ao nerd. Que alias, depois da internet e a troca de arquivos, todos se consideram nerds, críticos e intelectuais auto de data. Associam a inteligência a capacidade que se obter resultados em um negócio ou a pontuação em resultados aplicativos. Na verdade vejo isso como conhecimento técnico e temos a capacidade de aprimorá-lo com estudos específicos. A inteligência em si é a capacidade de questionar além das arestas primárias, buscar resposta, independente de qual seja a área. E capacidade de assimilar conhecimentos as suas experiências e emoções, essa sim, é conhecida como sabedoria. É da sabedoria que desenvolvemos a sensibilidade emocional e artística. E principalmente a maturidade emocional. Mas tudo começa, como diz o texto, exercitando o celebro. Só ele nos permite questionar é equacionar a alma humana.

    Ótimo texto! Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por complementar o texto, como sempre com palavras mais sábias que as minhas!

      Excluir