Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Afinal, o que é meditação?

Para que serve?
A meditação é uma pratica utilizada a milhares de anos e tem várias formas de ser feita para atingir vários resultados, conforme o desejado pelo praticante.
Não se sabe ao certo quando e onde ela surgiu, seu ápice ocorreu no Egito, na Índia e entre os Maias.
A meditação ainda é vista por muitos como práticas de loucos e que pessoas que meditam são “estranhas”.
Porém o que muita gente não sabe é que a meditação proporciona as seus praticantes muitos benefícios tanto no campo mental quanto no físico.
Meditação equilibra emoções, evita aqueles momentos de estresse constantes, relaxa, devido ao esvaziamento da mente, desenvolve concentração e autocontrole, controla ansiedade, torna a respiração equilibrada, melhora a oxigenação e a frequência cardíaca, auxilia na digestão, melhora o sono, a paciência, a clareza mental, a objetividade e aumenta a capacidade intelectual.
Como fazer?
Existem diversas formas de meditação, mais aqui vai uma forma simples e fácil de fazer para quem está começando.
Escolha um lugar tranquilo onde possa se sentar de forma confortável e de coluna ereta, use roupas confortáveis, incenso e música calma podem ajudar a criar um clima de relaxamento. Procure meditar em horário em que você esteja descansado e sem sono, pois isso pode dificultar a pratica de meditação e fazer com que você desanime.
Estabeleça um tempo, a principio pode ser de 10 a 20 minutos por dia e coloque um despertador para controlar o tempo afim de que sua mente não fique se preocupando com o tempo e lhe faça perder atenção. Procure não se mexer também para evitar distrações.
Foque sua atenção na sua respiração, sinta o ar entrando e saindo dos pulmões. Caso você se disperse, tudo bem, volte tranquilamente a concentração para sua respiração até que acabe o tempo por você determinado.
Qualquer que seja o pensamento que tome conta de sua mente durante o período de meditação não importa, ele deve ser ignorado e sua atenção voltada novamente ao objetivo: a observação da respiração. Essa distração é muito natural, principalmente para quem está começando. É uma forma que a mente encontra de sabotar toda e qualquer tentativa de dominação e controle mental.
Experimente!



Pesquisas realizadas sobre meditação:





PS.: Dedicado a amiga Marina Cortelini (L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário